8 de setembro de 2009

Roteiros 2009

Neste final de semana estive "reconhecendo" o terreno para uma eventual troca de local ou a inclusão de uma nova prova de 200Km em 2010.

Tenho duas coisas a comentar: dona Yeda, por favor termine o asfaltamento da RS110 entre Várzea do Cedro e Alziro Ramos: assim poderemos sair da Rota do Sol e ir até essa pitoresca localidade (além de auxiliar muito os moradores e produtores rurais).

A segunda coisa: minha idéia era fazer um 200Km entre Vacaria e São José dos Ausentes foi arquivada.

Esse trajeto pode ser dividido em duas partes: de São José a Bom Jesus o asfalto é novinho, tem acostamento largo e no mesmo nível, pouco movimento. É perfeito.

Já a segunda metade (ou primeira, depende do ponto de vista) de Vacaria a Bom Jesus é desaconselhável, no meu ponto de vista, para organizar um evento para randonnées iniciantes: andei por ali de bicicleta (speed) e tive que andar sobre a pista. O acostamento tem desnível (exceto em curvas e subidas) está MUITO sujo (brita e cacos). Conversando com moradores, obtive também a informação de que no verão aumenta muito o movimento de ônibus que transportam trabalhadores rurais e caminhões para escoamento da safra.

Confesso que fiquei triste. A paisagem é lindíssima. Se não tem Audax, fica aqui a sugestão para um passeio.

7 comentários:

Ander disse...

Esse trecho de Bom Jesus a Sao Jose com asfalto novo é uma boa pedida. Sao poucos os lugares que hoje ainda tem o privilegio. A Rota do Sol, depois que foi aberta e totalmente asfaltada interrompeu nao só o meu, mas o treino de muitos que por ali pedalavam semanalmente. Tem de se ter muito cuidado nos Audax. Tem muito maneta a solta.

Zaka disse...

O meu também. Já nem lembro quando foi a última vez que pedalei ali.

O problema que eu vi no trecho Vacaria-Bom Jesus é o acostamento. Eu sinto segurança andando sobre a pista, você também. Sou cuidadoso, fico sempre controlando quem se aproxima e não saio muito de cima da faixa.
Fico pensando nos ciclistas mais inexperientes (comum em Audax 200) que ficam no sobe e desce. Com toda a sujeira (bastante brita ou resto de asfalto, não sei bem) e cacos de vidro, pedrinhas e barro, tombos seriam inevitáveis.
Além disso tem o lance dos ônibus com os trabalhadores. Passei por ali no verão e já tinha percebido que eles não são muito de desviar. Ficam na linha e tiram fino do cara. Acrescente a isso os caminhões carregados de maçã...
Aí que eu concluo que apesar de viver numa região razoavelmente bem desenvolvida, estamos muito carentes de rodovias onde possa ser feito um Audax com relativa segurança (e sem muita subida).
Abraço

Ander disse...

Zaka,

Aceita sugestoes de roteiro?

Trecho1 (somente ida)
Fazenda Souza - Cambara - Ausentes (171Km).

Trecho2 (somente ida)
Cambara - Ausentes - Bom Jesus(91km)

Somado a isso, saiu a noticia quentinha(10/09/2009 no Pioneiro) de asfalto novo: http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,2648932,RS-020-entre-Cambara-do-Sul-e-Sao-Jose-dos-Ausentes-sera-asfaltada.html

Quem sabe tenhamos novidades para o proximo ano.

Abraco

Anônimo disse...

Bah! Se asfaltarem mesmo essa estrada (e terminarem a RS110 que só falta 8Km) aí dá pra fazer o SENHOR DOS AUDAX: Faz. Souza, Cambará, Ausentes, Bom Jesus, Várzea do Cedro, Faz. Souza. Deve rolar uns 300.

Anônimo disse...

Bah! Se asfaltarem mesmo essa estrada (e terminarem a RS110 que só falta 8Km) aí dá pra fazer o SENHOR DOS AUDAX: Faz. Souza, Cambará, Ausentes, Bom Jesus, Várzea do Cedro, Faz. Souza. Deve rolar uns 300.

Ander disse...

Bom, como a reportagem disse que será asfaltada e, ainda neste ano, esperamos que comecem logo. Alem de liberarem verba. Imagina o turismo que trará para a regiao e tambem alguns "malucos pedalantes" de Audax.
Na torcida...

Ivoti_rules disse...

bah, tomara !asfalto entre cambará e ausentes seria genial. eta estradinha do inferno!!

Melhor ainda se esticarem depois de ausentes, até são joaquim! Putz, aí seria um sonho mesmo! Imagina passar naquelas paisagens de speed? show!