11 de maio de 2009

O espírito Audax

Audax não é competição. Começamos por aqui.

Aliás, o nome "Audax" não é o correto. O termo certo seria "randonnée".

Poderia citar vários exemplos de pessoas com espírito randonneur. Vou citar um caso que presenciei.

Num dos primeiros Audax aqui de Caxias, eu era participante, não organizava. Eu e meu irmão fizemos planos pra ir todo o trajeto juntos. Pra resumir a história: com 10Km de prova ele já tinha furado CINCO vezes o mesmo pneu. Chegamos num ponto que precisamos parar numa borracharia pra consertar as 3 ou 4 câmaras de reserva que tínhamos. Pra piorar, as bombas inventaram de não funcionar.
Lá pelas tantas, ele queria desistir e me disse pra ir. Ora, se ele desistisse, eu desistiria também.
No final das contas, encontramos o motivo dos furos e foi tudo bem. Fizemos todo o trajeto juntos.

No mesmo evento, na volta passamos pelo pessoal de Lajeado. Alguns deles, o Bagatini estava mais adiante e nós não alcançamos ele.

Lá na UCS, o Bagatini estava sentado numa parada de ônibus. Isso a 500 metros da chegada. Parei e perguntei pro, então barbudo, se estava tudo bem. Ele disse que sim, estava esperando o resto do pessoal pra chegar junto. E foi assim. Uns 20 minutos depois chegam todos ao mesmo tempo. Quer mais randonneur do que isso?

Lembrem-se: Audax (ou Randonnée) não tem vencedor. Alguns chegam antes, outros chegam mais tarde, mas todos adquirem o mesmíssimo direito de participar do brevet seguinte.

2 comentários:

Pacato disse...

Espírito do DESAFIO!!!

Audax não é corrida, nem prova, nem disputa de egos - é superação pessoal!!! Diga à um não ciclista que vc pedalou entre amigos (um aparte: todos os rondonners são muito solicitos e simpaticos) por 18hs num "trecho" de 300kms e você verá que somos VENCEDORES, pois muita gente vai de carro a padaria que fica a cinco quadras de casa e não tem coragem de usar uma bicicleta para isso.
O desafio é maravilhoso, mais a belesa maior está na amizade. Lamento muito não ter esperado na chegada dois ciclistas que me acompanharam grande parte do trajeto, senhores um pouco mais velhos que eu mas de espírito jovial.
Abraço a todos.
Pacato

Unknown disse...

Boa tarde!!!!!
Caso queiram divulgar e aproveitar nossas tarifas para hospedagem durante o Audax 200 em Florianópolis,
segue maiores informações sobre nossa Pousada:
Suite Standard com ventilador de teto:
Valor da diária por pessoa com café da manhã R$25,00
Fotos em nosso site www.pousadailha.com.br
Podem contactar diretamente em meu e-mail pessoal ou msn (tio.muller@hotmail.com)
Obrigado
Muller
Pousada da Ilha
048/32664808