29 de abril de 2009

Audax 300 - Horários dos PC´s

Observem os horários de abertura e, principalmente, de fechamento dos PC´s:

Largada - 22 horas de sexta-feira, dia 08 de maio.
Disponibilizaremos água.
PC1 - Lancheria do Pingo - 23:39 à 1:18
Disponibilizaremos água, maçã, café com leite (ou similar).
PC2 - Galpão Crioulo (Tia Jô) - 1:40 às 5:20
Disponibilizaremos sopa de agnolini.
PC3 - Café e Companhia (Cambará do Sul) - 6:00 às 8:48
Disponibilizaremos café e torrada.
PC4 - Posto Charrua - 8:00 às 11:30
Disponibilizaremos sanduíche e refrigerante.
PC5 - Lancheria do Pingo - 10:00 às 14:48
Disponibilizaremos água, banana, maçã, sanduíche e refrigerante.
Chegada - Limite 18 horas.
Disponibilizaremos água e maçãs.

Lembrem do artigo 10 do regulamento: um problema mecânico, o cansaço, a falta de forma física, fome, etc, não são razões válidas de atraso!

Agora algumas observações muito importantes, baseadas nos horários que os ciclistas chegaram nos PC´s na edição de 2008:

1) Como não colocamos nessa edição (a de 2008) 0 horário de encerramento dos PC´s, constatamos que 100% dos ciclistas que chegaram nos mesmos com média inferior a estabelecida pelo regulamento (15 Km/h) não completaram a mesma. Desta forma, nessa edição os ciclistas que chegarem nessa situação serão orientados a recolher o seu equipamento para os carros de apoio. É preferível (e muito mais seguro) abandonar a prova no PC do que em qualquer ponto da estrada. Pedimos sua atenção e que não insistam em continuar no evento em caso de PC fechado.

2) O trecho com a média mais alta é da largada ao PC1. As velocidades baixam consideravelmente até o PC2, continuam baixando até o PC3 aumentam até o PC4, sofrem ligeiro acréscimo até o PC5 e tentem a estabilizar até a chegada.

Desta forma, uma sugestão de estratégia de prova é ganhar tempo na primeira parte da prova e tentar ganhar mais tempo voltando de Cambará do Sul e do Posto Charrua até Lajeado Grande. É bem possível que os ciclistas com ritmo mais conservador tenham mais dificuldade durante a parte da prova que percorre a madrugada: é onde temos predominância de subidas.

A pior velocidade que um ciclista pode chegar é a 0 Km/h (ZERO!) e ele está nessa velocidade quando fica parado no PC. Os randonnées mais experientes param muito pouco nos postos para carimbar seus passaportes. Pare, carimbe, coma alguma coisa, alongue, vá ao banheiro e saia logo, mesmo que devagar. Essa é a regra de ouro.

3) Aos ciclistas mais rápidos: o horário de abertura do PC em Cambará do Sul é crítico e dependemos da disposição dos proprietários do estabelecimento em nos atender FORA do seu horário habitual: a padaria Café e Companhia só abre às 6 horas da manhã. Nossos voluntários estarão lá antes desse horário, vocês tem a opção de carimbar o passaporte e sair sem "abastecer". Porém, se o ciclista acha importante comer o lanche oferecido, nossa sugestão é que fique mais tempo no PC2 (Galpão Crioulo) que possui uma ótima estrutura.

Nenhum comentário: