9 de outubro de 2008

Randonnée

No Brasil cometemos um erro: chamamos de Audax a modalidade errada. O correto é RANDONNÉE (segundo o Faccin, pronuncia-se RÂNDÔNÊ - RAN como de RANcho, DÔ como de DOna e NÊ como de NEnhum).

Qual a origem do erro? Uma leve confusão em virtude do clube representante da modalidade no Brasil que chamava-se Clube Audax Brasil. O clube francês que controla tudo chama-se Club Audax Parisien.

Enfim, habituou-se a chamar de AUDAX o RANDONNÉ. E agora que o erro está feito, temos sites com nomes AUDAX, blogs AUDAX (esse aqui é um exemplo). Em breve farei a migração de todos esses posts para o novo blog no endereço http://www.randonnecaxias.blogspot.com/ (mas isso ainda vai levar um tempinho).

Abaixo o texto do Luiz Faccin sobre o assunto.

Randonnée
Randonnée, randonneurs, randonneur, randonnées, randonneuse, randonneuses e afinal de contas o que é o certo e o que é isto?
Randonnée= Circuito, passeio, volta longa. N. F. Longue promenade. Un randonnée á bicyclette, em auto, á pied. Faire de la randonnée- chemins de grande. Randonnée ( abrev. G. R.), balisés pour les marcheurs.
Randonnéer= v. intr. Conj 1. Effectuer une, des randonnées.
Randonneur, Randonneuse:N. personne qui pratique la randonnée.
La randonnée= passeio de longa duração, de bicicleta, carro ou a pé. Les randonneurs= os passeadores; Le randonneur= o passeador Les randonnées= os passeios de longa duração La randonneuse= a passeadora Les randonneuses= as passeadoras.

Então:
Eu participei de uma randonnée.
Os randonneurs pedalaram 200 km.
Eu sou um randonneur.
Pedalamos as randonnées da série de 2008.
Ela é uma randonneuse.
Elas são as randonneuses.

Fonte de pesquisa:
Dicionários de francês/francês.

Randonnée é uma modalidade de ciclo turismo de longa distancia que aqui no Brasil ficou mais conhecida com o nome de Audax. A provável origem desta troca de nome é devido ao fato da modalidade ser dirigida pelo Audax Club Parisien.
Audax e Randonnée tem a mesma origem, mas são organizações diferentes:
Randonnée= http://www.audax-club-parisien.com/
Audax= http://www.audax-uaf.com/

Característica do Randonnée:
Alure libre= Andar livre, cada ciclista anda conforme o ritmo que deseja e não existe obrigação de andar em grupo e nem em uma média definida.

Texto: Luiz M. Faccin

O que é Audax!

O Audax define-se como uma prova de regularidade e de de resistência, à andamento imposto conduzido e controlado por capitães de estrada que controlam a velocidade do grupo. Esta, entre dois controles é de 20,22,5 ou 25 km/h de acordo com o perfil do percurso (média horária anunciada à o adiantamento) para os ciclistas;
de 6 para 6,5 km/h para os caminhantes;
de um mínimo de 1,714 km/h para nadadores;
de 7 km/h para os remadores e de cerca de 9 km/h para esquiadores de fundo.
No Brasil erradamente se acostumou a chamar a modalidade Randonneé de Audax. Esta confusão deve ter surgido com a origem do nome Audax que foi adotado no primeiro clube criado em 2003. Este clube se chamava Clube Audax Brasil e o nome foi inspirado no Audax Club Parisien.

Um pouco de História
O 12 de Junho 1897,12 ciclistas italianos tentaram ir de bicicleta de Roma-Nápoles ( 230 Km ), entre o nascer e o por do sol. Nove tiveram êxito, a sua tentativa foi qualificada de audaciosa (" Audax" : tradução latina do qualificativo audacioso). Isto deu lugar à numerosas saídas em grupo e o nascimento ciclo turismo.
Em 1904, Henri Desgrange, já pai da Volta da França, seduzido por esta fórmula e querendo relançar o grande turismo esportivo com a bicicleta importa este tipo de passeio em grupo na França e cria o Audax francês, representados a partir do fim do ano por uma associação, o Audax Clube Parisiense.
O 3 de Abril de 1904 aconteceu o primeiro brevet de 200 Km ciclismo, seguidamente o dia 26 de Junho do mesmo ano, o de 100 Km marcha ( caminhando).
Em 1913, no dia 27 de Junho foi criado os brevets para nadadores com a distância de 6 Km .
Em 1921, no dia 14 de Julho é criado a União do Audax Ciclismo Parisiense (U.A.C.P.), que tornar-se-á, no dia 1 Janeiro de 1956, a União do Audax Francês.
No dia 4 de Setembro, foram criadas os brevets remo sobre a distância de 80 Km . Os brevets de esqui de fundo foram criadas apenas no dia 23 de Fevereiro de 1985 com a distância de 35 Km .
A Filosofia da formula Audax
Partir juntos, chegar juntos: o Audax, não é somente praticar um exercício físico de resistência, porque a fórmula exclui qualquer noção de competição. É também, e sobretudo, praticá-lo junto de maneira solidária, mais forte ajudando os outros a atingir o objetivo.
Os Diferentes Brevets
Ciclismo: 100,200,300,400,600,1.000 e Paris-Brest-Paris Audax ( 1200 Km ). Marcha/ caminhantes: 25,50,75,100,125,150 e 200 Km . Nadadores: 1,2,3,4 e 6 Km . Remadoress: 20,40,60 e 80 Km . Esquiadores de fundo: 25,35,50 e 70 Km . Águias ( Aigles ) de bronze, de cobre e de ouro em cada modalidade são títulos atribuídos aos participantes que cobrem todas as distâncias exigidas. Os que praticam todas as modalidades podem tornar-se " Audax Completo" ou " Super Audax".

2 comentários:

Faccin disse...

Oi Guazzzelllliiii!

Parabens por divulgar as informações e nomes corretos.
Ninguem vai deixar de pedalar algun brevet, brevet Audax e brevet Randonnée por isto, mas é importante diferenciar que são duas orgaizações diferentes.
Devido aos acontecimentos dos ultimos eventos, que vou divulgar em breve, estou cada vez mais convencido que AUDAX, pedalado em grupo, é bem mais indicado e muito mais seguro para o nosso transito cada dia mais perigoso. E o Audax Caxias, vamos fazer alguns no futuro?
Abraços
Luiz

Zaka disse...

Má é claro que sim! Quando começar a divulgar, organizar a série, etc, pode contar comigo que aqui sai um, com certeza.

Abraço